Sommerfest

Nilo Franck

Geral

// - :


        Em 21 de dezembro de 1846 chegavam a Vitória – ES, a primeira leva de alemães da região do HUNSRUCK. Dias depois seguiram para a Colônia de Santa Isabel, onde se instalaram em 27 de janeiro de 1847, na Serra da Boa Vista. Eram 39 famílias sendo 16 de LUTERANOS e 23 CATÓLICAS.


        Entre os nomes das primeiras famílias estão os seguintes:



         SCHMIDT, STEIN, DEGEN, BASTIAN, MARX, GILLES, SCHNEIDER,


         WAHLER, ELFGEN, MORJER, BOHN, TRENKBLUTH, FLOTINGER,


         FEIPER, LUDWIG, GERHARDT, TRARBACH, VELTEN, MILDENBERGER,


         FALLER, WAIANDT, CHALL, CHRIST, STUMM, FRANZ, RHEIN, HAND.



         A segunda leva chegou em 1859. Em 1887 sob a liderança de JOHANN NIKOLAUS VELTEN, foi inaugurada a torre do TEMPLO LUTERANO, sendo esta a primeira IGREJA LUTERANA, adornada com torre. Em 30 de dezembro de 1921 através da LEI ESTADUAL 1307 a colônia foi elevada a categoria de município, com o nome de DOMINGOS MARTINS.


         A SOMMERFEST é anualmente realizada no final de janeiro e início de fevereiro para homenagear os queridos antepassados, foi criada em 1987 e o seu nome oficial é - 


SOMMERFEST FESTIVAL DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ. São bailes, bandas, comidas típicas, desfiles, cultos religiosos e apresentações folclóricas.


         A ASSOCIAÇÃO DAS COMUNIDADES ALEMÃES DO ESPIRITO SANTO-ACAES, participou ativamente do VI ENCONTRO DAS COMUNIDADES ALEMÃES DA AMÉRICA LATINA, através de sua presidente SRA ILDA BRAUM, e dos amigos JORGE KUSTER JACOB e CRISTIANO SAFRAN, respectivamente da VILA PAVÃO E SANTA MARIA DO JETIBÁ. Esta entidade tem feito um trabalho maravilhoso no sentido de resgatar a cultura de seus antepassados naquele estado.Merece destaque também o amigo JOEL GUILHERME VELTEN de DOMINGOS MARTINS, grande pesquisador da história dos alemães no estado e do qual extraímos essas informações.


         EU, meus filhos HANNY E PEDRO, participamos da edição 2009 da SOMMERFEST, e anexo mostramos algumas fotos, desse maravilhoso evento.

Ainda no comentado.