DÉCIMO SEGUNDO CAAL – Nova Petrópolis-RS (BR)

Nilo Franck

Nilo

28/02/20 - 18:58

Realizado na cidade de Nova Petrópolis-RS no período de 23 a 29 de setembro de 2014. No dia 24 tivemos a noite recepção aos participantes com breve apresentação da cidade e região. No dia 25 começaram as palestras; as 830 horas NILO FRANCK fala sobre as Festas alemãs em Juiz de Fora-MG. As 0930 horas ANDRE KUSTER fala sobre História e cultura dos alemães-renanos no Espírito Santo; As 1030 horas ANGELINA WITTMANN fala sobre Sr Blumenal e Sr Fritz Müller em terras brasileiras; 1130 MARCIO PORT analisa a História do cooperativismo no Brasil; Depois do almoço 1330 horas CLÁUDIO WEBER fala sobre Turismo Regional e Imigração alemã; As 1430 horas HILDA FLORES fala sobre Os boêmios no Brasil; As 1600 horas SOLANGE HAMMESTER JOHANN fala sobre Grupo Hunsrik, Santa Maria do Herval,RS – O ensino do hunsrik nas escolas; As 1700 horas VALMOR KERBER aborda o tema Relações econômicas Brasil – Alemanha – Desafios e oportunidades. As palestras foram realizadas no CENTRO DE EVENTOS ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE NOVA PETRÓPOLIS. No dia 26, as 0830 horas, acontece o XIII FESTIVAL DE TEATRO E MÚSICA EM LINGUA ALEMÃ evento cultural com alunos das escolas de diversas cidades. Após o almoço as 1330 horas JOSÉ GAREIS aborda o tema Aldeas Alemanas del Volga, Argentina, Los alemanes del áVolga em ENTRE RIOS; As 1445 horas, GIUSELA WACHNITZ, fala sobre a Fundacion Germán A.Whachnitz comemorando 20 anos; As 1545 horas PROF ALTAIR REINEHR-ASSOCIAÇÃO CULTURAL ALEMÃ DE MARAVILHA-SC, fala sobre Encontro desportivo de Integração Internacional Pioneiro Carlos Kulmey; As 1930 hora “LIEDERABEND” com a cantora lírica ANGELA DIEL. No dia 27 às 0830 horas a saída dos participantes para a visita ao MUSEU DE VENÂNCIO AIRES . Após o almoço na mesma cidade as 1400 horas FELIPE KUHN BRAN, abordou o tema Os alemães no Brasil; as 1500 horas VINICIUS SEIBT falou sobre Novas tecnologias na pesquisa da história genealógica: FAMILIA SEIBT; as 1530 SILVIO ROCKENBACH, falou sobre o Potencial do intercâmbio BRASIL-ALEMANHA, as 1630 horas retorno a Nova Petrópolis. No dia 28 0900 horas PROFA LISSI BENDER AZAMBUJA discorreu sobre Rastros da presença e cultura alemã em Santa Cruz do Sul; 1030 horas avaliação do XII CAAL e apresentação da cidade de Joinville para sediar o XIII CAAL 2015.

DÉCIMO TERCEIRO – Realizado na cidade de Joinville no Estado de Santa Catarina no período de 23 a 27 de setembro de 2015. No primeiro dia, 23 a noite jantar de recepção com palestra sobre CULTURA CERVEJEIRA; no dia 24 CULTURA GERMANICA EM JOINVILLE, palestras e apresentações artísticas; Dia 25 palestras de atualidades: Obtenção de cidadania alemã, suíça e austríaca, Os países germânicos hoje; Turismo nos países germânicos; Na parte da tarde Casos de sucessos: Entidades de língua alemã que são sucesso; Desafios na gestão de entidades de Língua alemã. No dia 26 na parte Relações com a América Latina: 500 de relações (INSTITUTO MARTIUS STADEN); As federações nacionais de cultura germânica (BRASIL, ARGENTINA, CHILE E PERU); A seguir A imigração e seus impactos; Na parte da tarde Idiomas e Aculturação: O ensino do alemão; Dialetos germânicos na América Latina; e por fim Influencia germânica na criação de uma nova cultura; No dia 27 aconteceu o encerramento do encontro, e escolha da sede do XIV CAAL que recaiu sobre a cidade de Blumenau no estado de Santa Catarina.

DÉCIMO QUARTO -Realizado na cidade de Blumenau-SC no período de 04 a 07 de outubro de 2016; No dia 04 aconteceu o cerimonial de abertura do evento num dos pavilhões da OKTOBER FEST; No dia 05 no auditório da Cia Hering as 0930 h houve a manifestação do SR DÉCIO KROHN, presidente da FECAB, e SRA VALQUÍRIA sobre a HERING; posteriormente coube ao SR ECKHARD KUPFER, falar sobre a Imigração alemã em São Paulo no século XIX; após o kaffeepause tivemos a palestra das professoras SUELI PETRY, FLÁVIO PELTER, ROSWITHA ZIEL E CONSULADO DA ÁUSTRIA com o tema A contribuição dos povos de língua alemã ao Brasil, e especialmente, ao Vale do Itajaí. Suas dificuldades e suas conquistas. Como se organizaram e o que fizeram para prosperar. Qual foi o legado deixado. Como isso reflete nos dias atuais. Após o almoço tivemos a palestra da DRA IACY APARECIDA DE SOUZA (PROCURADORA DO MUNICÍPIO), sobre o tema Política de Preservação dp ´`atromônio Cultural de Bens Imóveis do Município de Blumenau; em seguida a palestra da SRA ALDA NIEMEYER e MARCELO SHRUBBE, com o tema Defesa civil e a importância dos radioamadores em situações de catástrofes aqui em Blumenau. A noite os participantes tiveram a honra de participar do Desfile da Oktoberfest na Avenida Rio Branco; No dia 06 DR Flávio Seibt falou sobre pesquisas e recursos utilizados para a localização de parentes. Em seguida o nosso amigo ALTAIR RHEINERT DE Maravilha-SC falou sobre Intercâmbio da EEB N SRA DA SALETE com a escola VUNSDORF. Em seguida falou o SR Ricardo Stodieck Presidente do Parque Vila Germânica e Secretário de Turismo de Blumenau, sobre o tema A Identidade e a produção industrial; em seguida Sr Carlo Lapolli falou sobre a História da Cerveja no Vale Europeu. Renascimento da Indústria cervejeira; na parte da tarde passeio ao Museu de Caça e Tiro e a antiga Cervejaria Felmann; No dia 07 os cônsules da Alemanha, Áustria e Suiça falaram sobre Cidadania e documentos de imigração; em seguida os palestrantes Dr Markus Blumenschein, Felix Theiss e Isabelle Tomaz falaram sobre A língua alemã atualmente e suas oportunidades; em seguida Professores da FURB e Isabelle Tomaz discorreram sobre o tema Oportunidades de intercâmbio dos países da língua alemã; Em seguida a Professora Shirley da Fundação Cultural de Blumenau, discorreu sobre o tema As vivências do ensino da língua alemã icomo formação cultural. O projeto VILALÊ. No encerramento falou o SR Wilfredo Laura Contreras sobre a cidade de Oxapampa, sede do próximo encontro no Perú.

Ainda não comentado.