PALESTRA "A PRIMEIRA ESTRADA DE RODAGEM MACADAMIZADA DO BRASIL E A PROPOSTA DE MUSEALIZAO DA UNIO E INDUSTRIA".

BASEADA EM PALESTRA MINISTRADA PELOS MUSELOGOS MRIO CHAGAS UNIRIO E MUSEU DA REPBLICA E CLUDA STORINO STIO BURLE MARX/IPHAN -, DURANTE O SEMINRIO UNIO E INDSTRIA: UMA ESTRADA PARA O FUTURO LEGADO E POSSIBILIDADES, REALIZADO PELO MUSEU MARIANO PROCPIO, NO DIA 10 DE MAIO DE 2013, NO AUDITRIO DO BANCO DO BRASIL, EM JUIZ DE FORA-MG.

Nilo Franck

Geral

24/11/15 - 11:00

PREZADOS PARTICIPANTES DO XI CAAL:

EM MAIO DESTE ANO PARTICIPEI DO SEMINRIO UNIO E INDSTRIA: UMA ESTRADA PARA O FUTURO - LEGADO E POSSIBILIDADES, REALIZADO PELA FUNDAO MARIANO PROCPIO, AUTARQUIA QUE ADMINISTRA O MUSEU MARIANO PROCPIO, EM JUIZ DE FORA-MG. DENTRE OS ASSUNTOS EXPOSTOS ME CHAMOU ATENO A CONFERNCIA MUSEU DE PERCURSO: PROPOSTA DE MUSEALIZAO DA ESTRADA UNIO E INDSTRIA, APRESENTADA PELOS MUSOLOGOS MRIO CHAGAS E CLUDIA STORINO. Ao FINAL, os palestrantes FIZERAM UMA SOLICITAO AO ATUAL DIRETOR DA FUNDAO Museu Mariano Procpio, Douglas FASOLATO, NO SENTIDO DE ASSUMIR O PROJETO E PROCURAR DE ALGUMA FORMA DESENVOLV-LO COM OS DEMAIS SEIS MUNICPIOS CORTADOS PELA ESTRADA, SENDO QUATRO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (PETRPOLIS, AREAL, TRES RIOS, COMENDADOR LEVY GASPARIAN) E Trs EM MINAS GERAIS (SIMO PEREIRA, MATIAS BARBOSA E JUIZ DE FORA). A PROPOSTA DE TRANSFORMAO DA ESTRADA em um MUSEU DE PERCURSO, ME FASCINA PELO FATO DE TERMOS A PARTICIPAO DE IMIGRANTES germnicos NO PROCESSO DE CONSTRUO E MANUTENO DA ESTRADA. ACREDITO QUE ESTE PROJETO PODER contribuir ao AO PROCESSO QUE desenvolvemos na ASSOCIAO, DE valorizao e RESGATE das TRADIES E da CULTURA TRAZIDAS POR NOSSOS ANTEPASSADOS.

O MUSEU MARIANO PROCPIO tem forte vinculao com a histria da imigrao, CUJO PRDIO MAIS ANTIGO DO COMPLEXO DE AUTORIA DO ARQUITETO alemo CARLOS AUGUSTO GAMBS, bem como de outras obras da Estrada Unio e Indstria, inclusive as estaes, tendo sido contratado pelo comendador Mariano Procpio Ferreira Lage (1821-1872), por meio da Companhia Unio e Indstria.

A CONFERNCIA ACIMA PROCUROU DEMONSTRAR AOS PARTICIPANTES DO SEMINRIO QUE: A CONSTRUO DA ESTRADA UNIO E INDSTRIA PROPORCIONOU UMA ESPCIE DE VIAGEM NA MODERNIDADE E IMPACTOU DE MODO DECISIVO A VIDA SOCIAL DOS MORADORES AO LONGO DO TRECHO ENTRE PETRPOLIS E JUIZ DE FORA. A DILIGNCIA MAZZEPA, QUE AINDA HOJE SE ENCONTRA PRESERVADA, TEM UM LUGAR ESPECIAL NO IMAGINRIO SOCIAL. A PROPOSTA DE MUSEALIZAO DA ESTRADA, COMO UM GRANDE MUSEU DE PERCURSO, A PARTIR DOS TESTEMUNHOS EXISTENTES PODER CONTRIBUIR PARA A VIDA CULTURAL DOS MUNICPIOS POR ONDE ELA PASSA.

A IMIGRAO germnica ACONTECEU atendendo aos interesses da COMPANHIA UNIO E INDSTRIA, que necessitava DE MUITOS TRABALHADORES ESPECIALIZADOS e QUE ERAM ESCASSOS NA REGIO da ento VILA DE SANTO ANTONIO DO PARAIBUNA (atual JUIZ DE FORA), que alm da estrada, tambm implantou uma Escola Agrcola e uma colnia Agrcola, que recebeu dois grupos expressivos de imigrantes em DUAS OPORTUNIDADES; A PRIMEIRA, EM 1856, COM 150 IMIGRANTES VINDOS PARA TRABALHAR ESPECIFICAMENTE NA CONSTRUO DA ESTRADA, E A SEGUNDA COM 1190 IMIGRANTES PARA A ocupao da COLONIA AGRCOLA DOM PEDRO II, DESTINADA PRODUO DE ALIMENTOS PARA ABASTECIMENTO DA REGIO QUE ESTAVA EM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO GRAAS PRODUO E COMERCIALIZAO DO CAF, PRODUZIDO EM LARGA ESCALA NA ZONA DA MATA MINEIRA E QUE VINHA PARA NOSSA CIDADE ONDE ERA ARMAZENADO E DEPOIS TRANSPORTADO PARA O PORTO DO RIO DE JANEIRO.

COM AS DIFICULDADES DECORRENTES Do TRANSPORTE, QUE ERA MUITO DEMORADO E LEVAVA AT 30 DIAS PARA SE CHEGAR AO PORTO DE RIO DE JANEIRO PARA EXPORTAO, FOI CRESCENDO A NECESSIDADE DE CONSTRUO DE UMA ESTRADA MODERNA QUE ENCURTASSE O TEMPO DE DESLOCAMENTO. Com a Unio e Indstria, a viagem de Petrpolis passou a ser realizada em 12 horas.

Quanto COLNIA AGRCOLA, NO FOI MUITO EXITOSA, fazendo com que MUITOS germnicos DA SEGUNDA IMIGRAO desistissem enquanto outros se empregassem na COMPANHIA Unio e Indstria, responsvel PELA CONSTRUO e manuteno DA ESTRADA, pois tinham QUALIFICAO PARA diversas atividades, como FUNILEIROS, FABRICANTES DE CARRUAGENS, MECNICOS, CARPINTEIROS, MARCENEIROS, SELEIROS E OUTROS. No decorrer do tempo, ALGUMAS FAMLIAS FORAM ADQUIRINDO TERRAS AO LONGO DA estrada E MUITOS PASSARAM A RESIDIR S SUAS MARGENS; OUTROS FICARAM EM JUIZ DE FORA E CONTRIBUIRAM COM SEU TRABALHO COMO PIONEIROS NA INDUSTRIALIZAO, destacando a cidade NO FINAL DO SCULO XIX como O MAIS IMPORTANTE PARQUE INDUSTRIAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS, AT OS ANOS 40 DO SCULO XX.

DECORRIDOS 152 ANOS DE SUA INAUGURAO A PRIMEIRA ESTRADA macadamizada da Amrica Latina, contribuiu ainda PARA O DESENVOLVIMENTO Da REGIO DOS DOIS ESTADOS BRASILEIROS, SERVINDO A UMA POPULAO ESTIMADA EM MAIS DE HUM MILHO DE HABITANTES, SENDO IMPORTANTE ENTRONCAMENTO RODOVIRIO LIGANDO AS TRES MAIORES CIDADES BRASILEIRAS, A SABER RIO DE JANEIRO, SO PAULO E BELO HORIZONTE, ATRAVS DAS RODOVIAS 040 (RIO BRASILIA) QUE ocupa TRECHOS DA ANTIGA ESTRADA, BR 353 QUE LIGA A RIO BAHIA E VIA DUTRA. A RODOVIA AINDA EST EM PLENO FUNCIONAMENTO, ALGUNS TRECHOS J DENSAMENTE POVOADOS, OUTROS (PRINCIPALMENTE em Minas Gerais), AINDA POSSUEM MUITAS FAZENDAS, SITIOS E GRANJAS AS SUAS MARGENS. Algumas pontes AINDA ESTO EM BOM ESTADO E DAS doze ESTAES DE MUDA, QUE ERAM UTILIZADAS PARA TROCA DE ANIMAIS E PARADA DE PASSAGEIROS, SOMENTE UMA AINDA existe e abriga O MUSEU RODOVIRIO, em Levy Gasparian, Municpio do Estado do Rio de Janeiro e na proximidade da divisa com Minas Gerais, ONDE ESTO EXPOSTAS MQUINAS E A MAZEPPA, DILIGNCIA UTILIZADA NO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS da referida estrada. NO ENTANTO A SITUAO DESTE MUSEU PRECRIA.

EM ENTREVISTA PUBLICADA NO JORNAL TRIBUNA DE MINAS DE JUIZ DE FORA, ASSIM SE MANIFESTOU O PROFESSOR MARIO CHAGAS SOBRE A CRIAO DE UM MUSEU DE PERCURSO PARA A ESTRADA UNIO E INDSTRIA: TRATA-SE DE UMA PROPOSTA EM CONSTRUO, DE UMA PROPOSTA EM BUSCA DE PARCEIROS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO. A INTENO COMPREENDER A ESTRADA COMO UM MUSEU DE PERCURSO, QUE SERIA CAPAZ DE VALORIZAR A ESTRADA, RECONHECER O SEU VALOR HISTRICO, A SUA POTNCIA DE MEMRIA, A SUA MODERNIDADE E TAMBM DE VALORIZAR E POTENCIALIZAR AS AES DOS MUNICPIOS POR ONDE ELA PASSA. O MUSEU MARIANO PROCPIO TERIA DENTRO DESSE QUADRO UM DESTAQUE ESPECIAL, SENDO O PRINCIPAL PONTO ARTICULADOR DO PROJETO, QUE ENVOLVERIA TAMBM O MUSEU IMPERIAL DE PETRPOLIS E O MUSEU RODOVIRIO, ONDE SE ENCONTRA A MAZEPPA, A DILIGNCIA QUE FAZIA O PERCURSO ENTRE PETRPOLIS E JUIZ DE FORA. QUANTO AOS BENEFICIOS ELE RESPONDEU: A IDEIA PRODUZIR UMA GRANDE ARTICULAO ENTRE AS REAS DA CULTURA, DA EDUCAO, DO TURISMO, DE ESTRADAS DE RODAGEM, DO TRANSPORTE E AINDA MAIS. A UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PODERIA ENTRAR NO PROJETO, QUE PODER TAMBM PRODUZIR GRANDES E PEQUENOS PERCURSOS DE INTERESSE TURSTICO E FAVORECER A CRIAO DE UMA REDE DE GASTRONOMIA, DE ARTE E DE ARTESANATO NAS COMUNIDADES DO ENTORNO DA ESTRADA.

ACREDITO QUE OUTRAS ENTIDADES QUE SE INTERESSAREM pelo tema, podero participar do projeto, PRINCIPALMENTE EMPRESAS E O PRPRIO GOVERNO ALEMO, VISLUMBRANDO UMA POSSIBILIDADE DE PARCERIA, ENTENDENDO SER ESTA ESTRADA UM LEGADO IMPORTANTE para os IMIGRANTES germnicos que AJUDARAM A Constru-la, DEIXANDO UMA IMPORTANTE OBRA DA ENGENHARIA RODOVIRIA BRASILEIRA S FUTURAS GERAES. ACREDITO QUE A ASSOCIAO CULTURAL E RECREATIVA BRASIL ALEMANHA PODER DAR SUA CONTRIBUIO A ESTE PROJETO.

Nada melhor para demonstrar a importncia dos bens remanescentes da Estrada Unio e Indstria do que os registros do Imperador Pedro II em seu dirio, relatando sua participao na inaugurao, em 1861. Dom Pedro II escreveu:

deste aprazvel stio que a arte converteu num brinco igual a qualquer lugar de banhos da Alemanha, sob o cu recamado de estrelas que porfiam com as inumerveis luzes, que cintilam nos jardins e elegantes edifcios, ao som de uma harmoniosa banda de msica de colonos tiroleses que eu principio a narrar a minha viagem enquanto a lua no sai e eu tambm, para percorrer estes jardins a inglesa, e subir ao alto de um outeiro, onde Lages acaba a construo da mais coquette habitao.

Gostaria de agradecer ao SR DOGLAS FAZOLATO PRESIDENTE DA FUNDAO MARIANO PROCPIO, pela parceria da presente palestra. A Sra Labriza Globig pela traduo em lngua espanhola.


Juiz de Fora, 22 de setembro de 2013.
NILO SRGIO FRANCK



FONTES DE CONSULTA:

FUNDAO MARIANO PROCPIO ARQUIVOS;

JORNAL TRIBUNA DE MINAS JUIZ DE FORA MG

DIRIO DO IMPERADOR D. PEDRO II;

PALESTRA DOS MUSELOGOS MARIO CHAGAS E CLUDIA STORINO.

Ainda no comentado.