Reflexes Culturais sobre os imigrantes de origem germnica no Brasil
Festas populares dos nossos imigrantes

Nilo Franck

Geral

15/08/16 - 07:00


Fonte da imagem: booking.com


Os nossos imigrantes, oriundos de vrios pases, tinham na sua bagagem uma riqueza incalculvel, desde a lngua, a maneira de se vestir, alimentar, festas, costumes, a f e tradies. Mesmo se tomarmos como base os imigrantes alemes, vamos encontrar uma diversidade muito grande. Os que aqui aportaram vieram de vrias regies da Alemanha. No ano de 1824 a prpria Alemanha de hoje nem existia como um pas, o que aconteceu somente a partir de 1864. Passando pela literatura dos nossos imigrantes vamos encontrar uma riqueza sem par. Cada regio conta momentos peculiares, mesmo nas festas que tenham a mesma fonte de origem. Segundo Arno Sommer no seu livro Reminiscncias quando escreve sobre as festas na colnia: Os nossos filhos e netos, ao lerem relatos como este, certamente consideraro a vida na colnia daquela poca muito montona; trabalho e mais trabalho, seis dias por semana; alm da preocupao com o bem-estar dos familiares, ainda o compromisso com a Comunidade; enfim, uma vida sem conforto, sem a variedade de diverses de hoje, isto , sem rdio, sem televiso, sem cinema, sem reunies danas semanais, sem automvel ou moto.

Sem toda esta parafernlia de hoje, ser que no havia alguma diverso?

Inicialmente, o nosso imigrante teve que se adaptar ao clima, aos produtos da terra, a implantao das sementes oriundos do pas de origem, ao clima e outras intempries. Estas dificuldades iniciais foraram a unio de todos para um bem comum. O importante era que havia um ambiente de paz espiritual e de segurana, isto , sem as atribulaes e histerias de hoje. Se no havia tanta variedade de diverses como as de hoje, as mesmas, no entanto, eram autnticas, de maior naturalidade e sem exagero. A diverso coletiva se expressava, por exemplo, em tipos de danas como a Polonaise, as quadrilhas e a dana da vassoura. Era considerado uma falta de educao, se num grupo de casais os cavalheiros no danassem ao menos uma pea com cada senhora do grupo. Exemplo que deveria se seguido pelos grupos folclricos de hoje.

O baile iniciava com a Polonese (Polonaise) Aufzug, cerimnia de abertura. Com valsas, marchas e polcas o baile continuava. Danavam igualmente algumas danas folclricas como: Herr Schmitt, Kreuz-polka, Hacken-Schottisch, Spazier Walzer, Rutsch-polka, Konter, Pressioneria, Siebenschritt, Blaufrber e a Damentur ou Damenwahl (Escolha das damas). Para finalizar o baile, o Kehraus (a dana final ou saideira).


O Amor Msica


Algumas famlias, apreciadoras da msica, possuam um gramofone. Em outras, pai e filhos tocavam instrumentos de msica. Formaram-se conjuntos musicais, compostos em geral, por bandoneon, violino e flauta, que animavam as festas de aniversrio, batizados e casamentos. O repertrio diminuto era compensado pelo ardor com que procuravam animar os convidados, tocando e repetindo as famosas peas da poca que todos acompanhavam cantando. A maioria cantada em alemo ou traduzidas como as valsas chorosas da Mariazinha triste (Mariechen sass weinend im Garten), da Noiva do Bandido (Die Rubersbraut), da Floresta da Bomia (Tief drin im Boehmerwald), as valsas mais alegres (Trink, trink, Brderlein trink) com a verso para o portugus; Estava sentado na praia, tomando maracuj, a da alegre vida dos ciganos (Lustig ist das Zigeunerleben) a garota polonesa (In einem Polensttchen) e outras. Os msicos se reuniam para executar estas msicas, chegando a formar at uma grande orquestra. As bandinhas formaram o elemento fundamental na vida social da colnia. Era uma poca que a nica msica das festas era a das bandinhas. Inicialmente somente formada por instrumentos de sopro, acompanhados por instrumentos de percusso, mais tarde adicionados e complementados pelo rabeco, o violino, o acordeo.

Meu pai, levando a sua flauta transversal e as partituras de msica erudita, viajava para o interior e se reunia com alguns msicos, que tocavam violino, viola e violoncelo, para executar msicas dos grandes mestres, Bach, Mozart, Beethoven,etc. De dia, se trabalhava na roa, e noite fazia-se msica.

O amor pela msica foi grandemente estimulado pelas escolas, onde os mestres, geralmente tambm dirigentes de coros das comunidades, se esmeravam na formao de coros escolares.

O canto coral foi um dos elos mais importantes na preservao da lngua e cultura dos nossos antepassados. Com a criao das ligas de cantores e clubes, os corais tiveram uma grande influncia na vida das comunidades principalmente junto s igrejas. Historicamente, podemos dizer quer o canto coral veio junto com os imigrantes. Os pastores evanglicos, em sua absoluta maioria alemes natos, foram os responsveis pela grande quantidade de cantos que os jovens e velhos, sabiam, na colnia. Principalmente nas escolas da Comunidade Gemeindeschule. O valor dado as canes infantis, que ainda hoje so conhecidas: Hnschen Klein (Joozinho), Kommt ein Vogel (Vem um Passarinho), Die Enten (Os patinhos) Der Bcker (O Padeiro) etc.


O Kerb


Como no poderia deixar de ser, o Kerb se tornou uma das festas mais importantes dos nossos imigrantes. Kerb, Kirche Einweihfest, Kerchweihfest, Kerchweih, Kerw, Kerb, Kirmes, Kchefest ou outras denominaes, nos indicam a festa da inaugurao da igreja, do padroeiro, do erguer do templo para cumprir promessas, tambm como uma festa para conseguir fundos para reformas, pintura, arrumao do cemitrio, conservao da casa pastoral, etc. Esta festa chegava a durar uma semana. Hoje se chega a dois ou trs dias. A me, os filhos, netos e parentes prximos chegavam na sexta-feira, no sbado e domingo para juntos participarem de todo aquele cerimonial mstico espiritual. Tudo iniciava com um culto, uma missa, com a participao do coral ou grupo instrumental. Aps o ato cerimonial, a comunidade, acompanhada pela bandinha, fazia o trajeto da igreja at o clube. Segue-se ento o baile, acompanhado pelos quitutes da cozinha regional. No outro dia os parentes se reuniam para juntos passarem o dia na casa, de preferncia, da vov, para um Nachkerb ou Fresskerb regado ao caf e ch. Serviam-se o Streusselkuchen (cuca) com Wurst (Linguia), Schweinebraten (assado de porco), Meldoss (doce da farinha de trigo), Stergdoss (doce de polvilho), bebidas para as crianas gasosa e a conhecida Spritzbier (cerveja caseira) para os mais adultos. Algumas alternativas locais e regionais, que se adaptaram, podem ser encontradas por todas as regies de preservao da cultura alem. A faxina na casa e os preparativos para o Kerb, sempre fazem parte desta grande festa, que tem tambm um sentido; a unio familiar.

O Kerb era to importante que as costureiras comeavam a ter mais trabalho. Para as moas, significava um vestido novo, quando no dois ou trs, um para cada noite. Para os rapazes calas novas. O sapato era coisa rara. Os mesmos eram levados at o local do evento numa sacola ou debaixo do brao.

Na verdade, duas semanas antes, comeava-se a sentir o esprito do Kerb. Havia um ar de satisfao e otimismo. Era a festa mais esperada do ano.

O Kerb tambm trazia uma faxina geral na casa. Cortinas eram lavadas. O assoalho era escovado cuidadosamente. No meio da semana comeavam os quitutes; sobremesa, cucas tortas o Sauekraut, chucrute, etc. Como no havia luz eltrica na maioria das casas o refrigerador era totalmente inexistente. As bebidas eram colocadas num balde e dependuradas no poo cuja gua era sempre fresca.

Kirchweihtanz (dana da inaugurao da igreja). Em muitas localidades a inaugurao da igreja se relacionava ao colher do fruto espiritual. Relacionando a inaugurao da igreja com a festa da colheita. Por este motivo, muitas danas da colheita fazem parte do Kerb: Rubertanz (dana do ladro), apresentada em duas filas, executando uma corrente, com a sobra de um rapaz, que no final no consegue roubar uma moa. O Siebensprung com smbolo bblico relacionados com o nmero 7. Canes e danas que relatam a vida do agricultor: Es fuhr ein Bauer ins Heu, As danas cantadas, normalmente, apresentam uma coreografia simples, que valoriza mais o texto cantado tendo como centro o Kirmeskranz (a coroa da quermesse). Jger-Quadrille, Goldaper Kirmestanz (Prssia oriental). O Bndertanz (como louvor a natureza) tambm pode fazer parte, dependendo sempre da regio de origem. Na ustria encontramos o Lindentanz (Dana das tlias). Uma procisso der Kirchtagsumzug tambm faz parte do dia da igreja na ustria e da Alemanha, cada qual com caractersticas prprias. Durante uma das etapas do Kerb o Kerwa, tambm acontecem competies que visam animar a festa. Um exemplo: o Kuchenlaufen aonde todos os participantes tem que percorrer uma certa distncia para conquistar o prmio almejado, o Kuchen (o bolo). Bibl. Thelmo Lauro Mller


Danas Folclricas


Danas pesquisadas no Rio Grande do Sul, at a dcada de 60.

Herr Schmidt - Uma das danas folclricas mais populares entre os nossos imigrantes que aqui aportaram, no importa da regio de procedncia. Hoje a mesma faz parte do folclore do RGS.

Huttanz - A dana do chapu tornou-se uma brincadeira musical divertida. Apresentando algumas alternativas, o chapu circulava entre os danarinos. Quando havia interrupo da msica, aquele que estava com o chapu caia fora. No final tnhamos o casal vencedor.

Besentanz - Besenwalzer - A dana da vassoura tornou-se popular pela sua dinmica, ao bater a vassoura, todos tinham que trocar de par, o que sobrava, iniciava danando s com a vassoura. Em algumas regies, ao permanecer 3 vezes com a vassoura, o penalizado tinha que pagar uma prenda.

Kranztanz - Dana da Coroa (Casamento) A noiva utiliza uma coroa como smbolo de ser menina. Ao retirar a coroa, que lanada para o noivo, a moa passa a ser mulher, a esposa. Hoje em dia temos o buqu de flores que arremessada, para as moas solteiras que esperam um casamento mais imediato. Encontramos tambm a Dana da Coroa executado debaixo da decorao que est pendurada no teto do salo.

Mdel wasch dich - (Menina, tome um banho e te arrumas para o baile)

Kreuzpolka - A polca do toque cruzado tem uma srie de alternativas regionais, o que para muitos, considerada difcil.

Korbtanz - Dana do cesto de flores. Dar o cesto em algum, tem o sentido de dar o fora. A representao era feita de uma maneira simples e com muito humor. A moa sentava numa cadeira, direita e a esquerda tinha uma cadeira vaga. Os pretendentes a dana sentavam-se nas cadeiras. A moa passava o cesto para um dos rapazes e escolhia o outro para danar. Na sequncia, o rapaz sentava na cadeira central, e as moas assumiam o papel dos rapazes.

Polstertanz - Sesseltanz- Stuhltanz (Dana da cadeira) Conhecida universalmente, representa o sentar sobre as cadeiras no momento da interrupo da msica. Aquele que no conseguir uma cadeira cai fora. A cada rodada uma cadeira eliminada. No final sobram uma cadeira e dois participantes. Vencedor aquele que sentar na cadeira.

Siebensprung - (Sete saltos) Dana comum encontrada na Europa - pode estar vinculada ao cerimonial da colheita, para torna-la abundante ou ao cortejar dos rapazes, que querem conquistar o seu par. Esta dana era conhecida na dcada de 1920 em algumas regies brasileiras. O Siebensprung tambm era apresentada durante o festa da igreja, com a alternativa progressiva do primeiro ao 7 e do 7 ao primeiro. (13 etapas)

Zwiefacher - Por ter como ponto forte a mistura do compasso binrio e ternrio, est dana popular, exige muita concentrao, por este motivo a sua popularidade decaiu, deixando de existir entre os imigrantes alemes que chegaram ao Brasil. A popularidade do zwiefacher se mantm viva no sul da Alemanha, ustria, Sua e isoladamente em alguns grupos no nosso pas.

Polonaise Aufzug - (Abertura oficial dos bailes ou festivas) Tendo como uma cerimnia de entrada e incio de algumas festas populares, a polonaise faz parte dos costumes dos nossos imigrantes e at faz parte do folclore gacho e de outras regies brasileiras.

Spazierwalzer - Marschwalzer - (A valsa do passeio, marcha com valsa) Passa a ser um tipo de polonese, com as diferena de que os pares marcham pelo salo e danam uma valsa, alternando os dois ritmos.

Rutschpolka (Siebenschritt) - Tem a caracterstica dos sete passos (alemes), carreirinha (gacha), o siete passi (italiana).

Prisioneiro, Conda, Lanzer - Estas danas, no tem uma fonte bem definida. Tm algumas caractersticas do norte da Alemanha, as quadrilhas. O lancer deve ter a sua origem em outras culturas.

Hacke-Schottisch - (o chote do taco e ponta) Esta dana tem as caractersticas do norte da Alemanha, Westflia e Pomernea.

Heut ist Kerb (Hoje tem Kerb) - Festa da inaugurao da igreja ou do patrono. Como dana tinha um sentido mais cnico.

Blaufrber - (Grn sind alle meine Kleider)

Mein Hut der hat drei Ecken - (O meu chapu tem trs pontas) Conhecida como uma cano mmica, tambm recebeu uma coreografia simples como dana.

Knig von Rom - (O rei de Roma)

Krebspolka, Lott ist tot - tambm era conhecida pelos nossos imigrantes. A primeira conhecida na regio dos imigrantes do sul e a segunda do norte da Alemanha.

Grovater will tanzen ou Grovatertanz - (O vov quer danar) Tambm conhecida como Kehraus, seria a ltima dana apresentada no final da festa do casamento. Relaciona-se a cano: Und als der Grovater die Gromutter nahm (quando o vov casou com a vov) Tem o sentido da unio eterna do casal, at que a morte os separe, como os avs o esto fazendo, seguindo um ritual, os pares, passavam pela casa, pelas portas, janelas, ptio, curral, celeiro, passavam pela aldeia, entravam nos restaurantes, etc., um tipo de polonaise. A linha meldica est dividida em duas partes: compasso ternrio e binrio. Na frente seguiam os msicos, seguidos pelos noivos, o cozinheiro e os convidados. Esta maneira uma das possibilidades do aproveitamento destas duas melodias.

As caractersticas citadas acima refletem a ao recolhida em alguns pontos da colonizao alem no Brasil. Temos a conscincia de que, riqueza das peculiaridades encontradas nas regies pode contribuir muito mais para o engrandecimento da cultura do nosso pas, sofreram mutaes e se adaptaram a cultura teuto-brasileira, por este motivo j fazem parte da cultural brasileira.

Nos bailes de antigamente, duas caractersticas eram preponderantes: a ordem das danas Tanzordnung, e o mestre-sala Saal-Meister. Seguia-se uma ordem pr-estabelecida. No convite para o baile a ordem j constava.

Exemplo: Sylvester-Ball; baile de ano novo.

Ouverture (abertura musical) 1. Polonaise-Polka ou Polonaise-Valsa; 2. Valsa; 3. Mazurca; 4. Quadrilha; 5. Polca das Damas; 6. Valsa; 7. Tyroler (chote, lndler); 8. Havaneria (Habaneira); 9. Quadrilhe; 10. Polca; 11. Valsa; 12. Mazurca; 13. Lanceiros.

Na poca de 1922, aps a segunda guerra a influncia americana comeou a interferir no predomnio de origem europeia. Surgem assim o Fox, One Stepp, Rag-Time, Foxtrot e outras danas sul americanas como o Tango. Em muitos sales o Step no era permitido Step verboten, por saltar em vez de escorregar e deslizar pelo salo no podia ser considerada como uma dana. Alm disso, o pular provocava muita poeira, j que o assoalho no era firme e mantinha um certo molejo, o que no acontece mais nos dias de hoje, poca do cimento e do parqu.


Hausbau und Richtfest

Construo da Casa e a festa da cumeeira


A casa no passado tinha outro significado. Na vila, todos participavam da construo da casa, desde as crianas at os mais velhos. Esta casa se tornava na localidade, o primeiro lar de uma famlia, esta casa pertencia por geraes mesma famlia, por este motivo a pedra fundamental era colocada pelo dono da casa, que a trazia para o lugar da construo como tambm o primeiro prego. A construo comeava a se erguida e ao chegar cumeeira, acontecia a festa de agradecimento a todos os que ajudaram na edificao da casa. No topo da construo se colocava uma pequena rvore enfeitada por fitas ou uma coroa. (Richtkranz). A comida servida durante a festa, dependendo do poder aquisitivo do proprietrio, j iniciava com o caf da manh, com po caseiro, manteiga e algumas marmeladas (Schmier), ao meio dia um almoo com carne, feijo e arroz seguido por uma sobre mesa a base de doce com ovos. A tarde era servido um caf com cuca, para as crianas cuca e bolachas. Nas famlias de poucas posses uma sopa de ervilhas ou outros pratos feitos num panelo.

No primeiro domingo, aps o ingresso da famlia, os vizinhos e parentes se faziam presentes para saborear o caf da tarde. A entrada festiva era precedida pelo cerimonial de boas vindas, caracterizado pela coroa colocada na entrada da porta e pelo plantio de uma rvore de nozes, por que o mesmo protege a casa contra os raios. Os vizinhos ou amigos faziam um po que passava pela entrada da casa, acompanhado pelo sal, par proteger a casa contra a fome e de uma boa relao com a futura vizinhana. O Richtfest, a festa da cumeeira, representa uma pedra solidificante para a famlia e suas futuras geraes. Esta festa ainda continua viva na Europa e em algumas comunidades do interior do nosso pas, mesmo que tenha sofrido alteraes e os pedreiros assumindo o lugar da comunidade este cerimonial precisa continuar vivo e nas tradies das nossas comunidades. Consta tambm, nos bastidores dos supersticiosos que a festa da cumeeira traz boa sorte. Indagados sobre o sentido muitos respondem com preciso sobre os boatos que ouviram: o dono da construo no quis comemorar a festa da cumeeira e os operrios tambm no deram a devida importncia a praxe do mesmo, pregaram um galho de rvore cumeeira para espantar o esprito mal. O resultado da indiferena no demorou; um operrio caiu do madeiramento ao solo e perdeu a vida. Expresso e crendice mstica popular.


Oktoberfest


A mais famosa de todas as festas histricas alems a Oktoberfest (Festa de Outubro, que se realiza anualmente em Munique, Alemanha).

A primeira Festa de Outubro foi comemorada em 1810. Era, ento, bem diferente da de hoje. Tudo comeou com o rei Max Joseph convidando os cidados para uma festa a se realizar na periferia da cidade, quando da celebrao das bodas do prncipe Ludwig com a princesa Therese von Sachen-Hidburghausen. O sucesso da festa foi to grande que a guarda de cavalaria formulou requerimento solicitando que se desse o nome da noiva ao relvado que servira de palco ao evento. A municipalidade de Munique, por sua vez, decidiu que a festa haveria de se repetir a cada ano. E como os muniquenses haviam passado com seus cursos festivos pela residncia imperial a caminho da festa, por ocasio do casamento, tornou-se costume a realizao de desfiles solenes, de trajes tpicos, atravs de Munique - um espetculo que, por seu colorido esplendoroso e por sua variedade, inclui a participao de grupos folclricos procedentes de todas as partes do pas. Segundo Schiller: Nos velhos costumes reside um sentido profundo, devemos, portanto, honr-los. A Oktoberfest, na Alemanha s acontece em Munique. Pela sua dinmica, hoje pode ser encontrada em muitas partes do mundo. Todas partem do princpio, mas ciaram as suas caractersticas prprias. No Brasil, iniciou-se no oeste catarinense, com caractersticas prprias, tendo como tema central o beber cerveja e as msicas de bandinhas. Hoje encontramos a Oktoberfest na maioria dos estados do sul do Brasil. As mais conhecidas so: Oktoberfest da Sogipa, Porto Alegre, de Santa Cruz e Igrejinha. Em Santa Catarina, a mais divulgada a de Blumenau. Esta proliferao teve o seu impulso aps a segunda guerra mundial. Com a ocupao americana no sul da Alemanha, os americanos comearam a divulgar a imagem alem bvara pelo mundo, dando a mesma uma conotao nica para a cultura dos alemes.

Durante as festas usam-se trajes tpicos ou adaptados ao clima. Na festa vendem-se inmeros pratos tpicos: chucrute, salada de batatas, costelas de porco, po de centeio, tortas, grelhado, alm de cerveja, cachorro quente especial, sorvete, caf.

Como diverso: pau-de-sebo, jogo do porquinho, tiro ao alvo, boca de palhao, argolas, marreta. Tendas que vendem chapus, aventais, caneces, pescaria, flores, tudo premiado, etc.

Hoje em dia temos a imagem da festa da alegria, da bebida, comida, danas tpicas. Sinnimo de festa alem.

Curiosidades:

Na Oktoberfest de Munique espera-se em torno de sete milhes de pessoas.

94 cabeas de gado so consumidas durante o evento.

97.500 lugares esto disposio dos visitantes, divididos em 14 espaos. S no Lwenbru, 5700 lugares internos e 2800 externos.

Como a festa popular, no existe o pagamento de ingresso. Junto a mesma tambm encontramos um parque de diverses, e acontecia uma exposio de animais e tambm um corrida de cavalos.


Schtzenfest


As festas dos Atiradores (Schtzenfeste) so celebradas em todas as partes da Alemanha. So festas municipais que fazem lembrar, em muitos casos, acontecimentos histricos. Segundo Narliese Kleindbing: a festa do rei do tiro tem origem na Alemanha, nos sculos 13 ou 14. H notcias de que em 1830, na atual cidade de Wilstei, j se faziam presentes os grupos de tiro, cujos dados foram encontrados no Alten Ratsbuch - manuscrito em pergaminho no ano de 1426. Os participantes destes grupos deveriam se ajudar mutuamente, como irmos cristos. Cada aldeia tinha um grupo de cidados, encarregados da sua defesa, em caso de ataque. Anualmente havia uma festa na qual se escolhia o melhor atirador do grupo de defensores da aldeia o Schtzenknig. Esta tradio veio junto com os nossos imigrantes. Surgindo assim o Schtzenvereine (sociedades de tiro ao alvo). Estas sociedades de atiradores tiveram a sua proliferao, no Brasil, junto s comunidades dos imigrantes alemes, principalmente na regio do leste catarinense, em Blumenau, Jaragu do Sul, etc.

Anualmente, aps a realizao, o que fizer o maior nmero de pontos ou o ponto mais elevado, coroado rei. O segundo e o terceiro Cavalheiros (condes em certas localidades) e suas esposas respectivamente, Rainhas e Damas. Colocado em 4 lugar aquele que fizer mais pontos. Durante a festa outras atividades paralelas acontecem, enquanto os atiradores demonstravam as suas qualidades, outros aproveitavam para jogar cartas ou bolo. Em muitas localidades a escolha do rei do bolo juntou-se a escolha do rei do tiro.

No dia marcado, realiza-se o baile de coroao. Um cortejo, seguido pela banda, vai casa do rei, a fim de conduzi-lo ao salo de festas, onde o Rei e Condes (Cavalheiros) do ano anterior os aguardam.

O novo Rei recebe a faixa (ou talabarte com placas indicativas dos premiados em anos anteriores) das mos do antecessor. Os cavalheiros recebem as suas medalhas.

O Rei abre o baile com a Polonese. Aps, os participantes da festa formam a grande roda, ao centro da qual danam os Reis, as Rainhas e, em seguida, os Condes com suas Damas.

Finalmente, todos os participantes do baile confraternizam. Como prmio o Rei do Tiro e os condes recebem fichas para cerveja, que oferecem aos amigos. Fichas que provm das inscries pagas pelos candidatos ao Rei do Tiro. A prtica do tiro tambm fazia parte da proteo da propriedade dos imigrantes, contra possveis invasores, ladres, etc.

A prtica do rei do tiro, em muitas localidades, tambm passou a fazer parte da vida das senhoras, que obedecem aos mesmos critrios de treinamento e acabam escolhendo a sua Rainha do Tiro Schtzenknigin e as suas princesas.

Obs.: A maior festa do tiro acontece anualmente no ms de junho e julho na cidade de Hannover, quando o duque Erich I, tambm chamado de o mais velho, deu o privilgio aos hannoveranos de festejar anualmente esta festa, desde 1529. No esperavam em sonho, nem os grandes proprietrios e aos que lanaram a pedra fundamental que a Schtzenfest que a festa chegasse a ser a maior do mundo. Participam da mesma mais de dois milhes de visitantes. Apontamentos sobre a festa j foram citados por volta de 1468. As regras, mais definitivas, a partir de 1710. Como a participao no exigia grupos formados e trajando uma roupa caracterstica, em 1837, novas normas foram elaboradas para a apresentao das sociedades de tiro. Por este motivo o ano de 1837 pode ser considerado como o nascimento dos clubes de tiro.


Das Erntefest und Entedankfest


Das Erntefest (a festa da colheita), uma das mais importantes festas encontradas na maioria dos pases do mundo, tambm tem o seu ponto marcante no Brasil. No sul da Alemanha, era chamada de Sichelhenke (gancho da foice) porque a partir da colheita a foice deixar de ser usada at a prxima colheita. A colheita o ponto mais importante das atividades anuais de um colono. Em Meckenburg, norte da Alemanha, os trabalhadores, principalmente as mulheres, vestiam roupas novas ou limpas. Na Floresta Negra, no mnimo, vestiam uma blusa nova ou lavada recentemente. Na Lneburger Heide (Charneca de Lneburgo) o ltimo feixe de gros como um smbolo de agradecimento permanecia no campo. Estes so alguns exemplos da seriedade mstica apresentada pelos que habitam e valorizam o solo que lhes d o sustento. A colheita sempre esteve vinculada ao tempo de plantar, regar e colher. Somente a colheita, colocando o seu produto de gros em segurana, garantia um tempo de fartura. Tambm a colheita do pasto para os animais, rao alimentar para a poca do inverno, recebe a ateno dos que se organizam para a entre safra. Enfeitar um dos carros com uma coroa, utilizando a palha, o feno, demonstrava um sentindo de agradecimento pela colheita. Aps a colheita, empregados e proprietrios, se reuniam ao ar livre ou no galpo, para festejar. Os msicos a tocar, o povo a danar e a degustar os pratos especialmente preparados para este dia. A dana do Hahnenbraut (noiva do galo) simbolizava o comprometimento dos noivos aps a rdua jornada.

No mundo cristo a festa de agradecimento pela colheita (Erntedankfest) foi aceita e includa no calendrio que acontece anualmente, na maioria das vezes, no domingo de So Miguel (final de Setembro) durante uma cerimnia religiosa, a oferta de alimentos, dos produtos artesanais como agradecimento, colocado junto ao altar. Representa o respeito por todos os produtos que servem para o sustento da famlia, agradecendo pelo alimento dirio que est sobre a nossa mesa. Nos Estados Unidos, a festa de agradecimento (Endtedankfest "Thanksgiving") reporta-se a primeira colheita dos pioneiros da colonizao daquele pas.


Canto Coral


Uma das mais importantes manifestaes culturais dos imigrantes alemes. Junto com a lngua materna, o canto popular tornou-se um elo com a terra dos antepassados. Relembrando um passado, um saudosismo, um mundo diferente. Cantava-se tambm para incentivar a auto estima, criar foras, para suportar a sobrevivncia inicial, para entender o prometido que ficou inicialmente to distante e o isolamento poltico e social. Abandonados, em muitos a casos, a prpria sorte, a religio, o cantar e o lazer uniram os imigrantes. Surgem tambm os clubes culturais que se dedicam ao Canto coral. Formaram-se assim: os corais masculinos, mistos, femininos e infantis. A atividade motivadora para o interesse pelo canto coral chegou atravs dos imigrantes alemes ao Brasil.


Schlachtfest (a festa da matana do porco)

Wer sein Schwein hungern lt, bekommt schlechte Schinken (Bauernregel)

Quem deixa o seu porco passar fome ter um presunto de m qualidade (Regra do colono)


A matana do porco sempre termina com o triste fim para o porco, que frito, assado, para o despertar alegre dos consumidores que festejam comilana e acompanhado de bebida. Toda a vizinhana convidada para a matana. O vizinho que no consegue estar presente tambm no vai ser esquecido e receber algumas doaes. Na Baviera e em outros estados tm o seu incio no sbado com uma sopa seguida de algumas partes do porco. A meia noite segue-se a linguia morcilha e de fgado. No domingo ao meio dia servido o porco assado e a noite um Surfleisch (carne de panela) com defumados. O chucrute no pode faltar, mesmo que no tenha sua origem alem. J na antiguidade tinha-se o gosto pelo repolho e servia tambm com remdio. Por toda a Europa como planta medicinal.

Na localidade de Schweinfurt existe o prato Schlachtplatte, uma diverso diferente. Pessoas renem-se ao redor da mesa de madeira. Pequenas salincias, buracos sobre a mesa servem para colocar o sal e outros temperos e o copo para as bebidas alcolicas. O proprietrio do local derrama sobre a mesa uma bacia repleta de carne cozida Wellfleisch que fica ao alcance de todos, juntando-se ao paladar o repolho ou chucrute com pur de batatinha. Cada um serve-se com uma poro destinada a sua gula. O comer sem prato d um grande prazer. Seguem-se, seguindo uma ordem, as sete partes do porco que so devoradas sobre a mesa at que a chegada o rabo do animal que est pendurado com uma agulha. Ele est pendurado - Er hngt at que um pobre coitado descobre que o rabo est preso nele. Ao de um vivaldino e habilidoso que conseguiu a proeza, ato que se torna uma diverso para pegar os desligados e distrados.

No s frito e cozido o porco tem o seu significado. O porquinho tambm o smbolo da sorte. A expresso: Ele teve sorte - Schwein gehabt hat muito popular, que nem sempre exige que tenhamos que matar e comer o pobre animal. A matana do porco passa a ser uma atividade com cunho social, que rene todos os amigos e a vizinhana. Hoje, em muitos lugares, servida a Schlachtplatte, em uma tabuleta de madeira, sobre a qual so colocados os frios (salames de vrios tipos, defumados, queijos, etc.).


Por: BENO HEUMANN - Associao Cultural Gramado

Ainda no comentado.